Ipatinga retira nova carga de pneus inservíveis

Uma nova carga de pneus inservíveis, pesando 21 toneladas, foi retirada na manhã desta segunda-feira (15) do Ecoponto localizado na Suplan, no bairro Cidade Nobre.

FORAM usadas duas carretas na retirada de pneus feita nesta segunda-feira

Foram usadas duas carretas para fazer o transporte dos pneus velhos, numa parceria da Prefeitura de Ipatinga com a Racri Indústria de Reciclagem Ltda, de Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte.  Esta é a segunda retirada realizada neste ano, em menos de uma semana. A primeira aconteceu na última quinta-feira (11). A ação é feita sistematicamente para desafogar o Ecoponto e assegurar destinação correta aos pneus recolhidos, evitando possíveis focos de dengue.

Ainda nesta semana, há a previsão da retirada de outras duas cargas de pneus do Ecoponto, de modo que a área esteja bastante desobstruída e haja espaço para a conclusão de uma obra de reforma geral, que inclui a ampliação do telhado e mudança do acesso ao local.

Nova utilidade

Logo que os pneus velhos chegam à empresa de destino, são separados da borracha os aros de aço. Em seguida ela é transformada em pó, que será usado como base para asfalto e combustível alternativo.

Os pneus inservíveis são originários de borracharias e oficinas mecânicas, entre outros similares, além de serem recolhidos pelas equipes de limpeza de entulho em suas ações diárias na cidade, evitando que poluam o meio ambiente.

A ação está em conformidade com a Resolução 416, de 30 de setembro de 2009, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que trata sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada. 

ipatinga.mg.gov.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: